Realizamos nova excursão ao Parque Nacional de Itatiaia, no dia 02 de junho. Dessa vez com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a vegetação da Mata Atlântica e a cachoeira Véu de Noiva. Por sinal, a flora típica da região tem para oferecer belas imagens aos seus visitantes.
Inicialmente, fomos recepcionados pela Sra. Elisabete no auditório do Centro de Visitantes, passamos pelo Museu Interativo da Fauna e da Flora e, por fim, fizemos uma caminhada de aproximadamente 4 km até a cachoeira Véu de Noiva.
O dia estava nublado, com temperatura agradável. Na verdade, fazia um pouco de frio. A ameaça de chuva existia, mas resolvemos seguir em frente.
Durante a caminhada foi possível observar detalhes da flora típica da Mata Atlântica como as epífitas (plantas que crescem sobre os troncos de árvores, usando-as somente como apoio para as suas raízes), samambaias, palmitos e espécies diversas de árvores. Pudemos presenciar a realização de uma pesquisa botânica sobre a floração e, consequente, reprodução de uma espécie herbácea do parque, que cresce nas proximidades da cachoeira.
De vez em quando éramos surpreendidos pelo estardalhaço de bandos de maritacas que cruzavam o céu. Num determinado momento, um susto, pois de dentro da mata um animal de tamanho médio se moveu entre os ramos da vegetação. Nada de mais, apenas um jacú (Penelope sp.) assustado e curioso com a nossa presença.
Apesar da distância todos concluíram o percurso, ida e volta. Valeu, pois fomos recompensados pela bela paisagem da queda d'água, com seus 40 metros de altura. A cachoeira Véu de Noiva é um dos principais atrativos do parque e está localizada a 1100 metros de altitude.
Para finalizar, o Parque Nacional de Itatiaia foi criado em 14 de junho de 1937 pelo, então, Presidente da República, Getúlio Vargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário