quarta-feira, 5 de maio de 2010

Rio Turvo




Vídeo sobre a planície do rio Turvo

O rio Turvo corta o distrito de Amparo, no município de Barra Mansa. Alguns quilômetros adiante se encontra com o rio Paraíba do Sul.
Nos meses de verão, costuma transbordar inundando parte do distrito e as pastagens que crescem ao redor de suas margens.
Sua característica marcante são os meandros, inúmeras curvas que o rio faz ao longo de seu curso. Isso dá a ele um charme todo especial. Se torna prazeroso observar suas águas calmas descendo o seu leito, preguiçosas.


Os meandros do rio e o mar de morros.


Guardando o serpentear incessante, estão os morros, o mar de morros que criam um labirinto onde as águas do Turvo marcam o caminho. Morros que se projetam rumo aos céus marcando o horizonte com suas linhas tênues.
Esse ziguezague incessante das águas pode ser explicado pela topografia da região. As planícies por onde corre o rio possuem uma declividade muita pequena e, assim, elas se movem mansamente. Essas formas curvas, suaves, transmitem ao telespectador que se dedica a observar seus traços, a mesma calma com que suas águas avançam.


A planície tomada por pastagem.


O gado leiteiro que estrela as pastagens que crescem verdejantes contribuem para formar uma paisagem bucólica. Paisagem esculpida tanto pela criatividade infinita da natureza como pela intervenção humana. Assim, convivem juntos e quase sempre em harmonia, pastagens, matas e morros.


Erosão da margem. Ausência de mata ciliar.


Apesar da beleza da região, podemos encontrar alguns locais que não resistiram à força das águas e sofreram com o processo de erosão. Se o solo é arrancado em um ponto, ele deverá ser depositado em outro. Por isso, podemos ver também praias fluviais de areia formadas pela deposição dos sedimentos trazidos de locais rio acima. É o assoreamento que contribui para reduzir cada vez mais a profundidade do leito e acaba contribuindo para que os transbordamentos e as enchentes se tornem mais frequentes.


Praia fluvial formada pelo acúmulo de areia trazida da parte alta do rio.


Fazendo conexões

1- O que são meandros de um rio?
2- O que é erosão?
3- O que é mata ciliar? Por que ela é importante?
4- De que forma o assoreamento contribui para a ocorrência de enchentes?
5- O que é mar de morros?


Acesse também http://guilhermemilward.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário