Introdução
O dia 29 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial do AVC.
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) pode ser de dois tipos: isquêmico e hemorrágico.
No acidente vascular isquêmico ocorre uma interrupção no fluxo de sangue através de um vaso sanguíneo que irriga certa área do cérebro. Como consequência, a área deixa de receber nutrientes e gás oxigênio. Em torno de 80% dos AVCs são do tipo isquêmico.
No acidente vascular hemorrágico ocorre uma hemorragia (sangramento) que afeta determinada área cerebral. Devido a essa característica, recebe também o nome de derrame. Em torno de 20% dos AVCs são do tipo hemorrágico.
Fatores de risco
Aumentam as chances de sofrer um AVC, as seguintes condições: hipertensão arterial, doença cardíaca, diabetes, tabagismo, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, álcool e outras doenças que aumentem a possibilidade de produção de coágulos no sangue.
Sintomas
Dependem do tipo de AVC, da sua localização e da idade do paciente. De um modo geral, temos: fraqueza em um dos membros ou face, distúrbio visual representado pela perda de visão em um dos olhos, perda sensitiva, alterações de linguagem e fala onde o paciente apresenta uma fala curta e com esforço ou, ainda, transmite frases longas com pouco sentido, desvio do olhar e convulsão.
Prevenção
Deve ser feita a identificação e o controle dos fatores de risco como controle da hipertensão, do diabetes, suspensão do tabagismo e uso de determinadas drogas (anticoagulantes) que inibem a formação de coágulos sanguíneos.
Fonte: www.abcdasaude.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário